sábado, 14 de janeiro de 2017

DEUS CONTINUA SURPREENDENDO A MEDICINA

Mateus 4:23-24; Tiago 5:14-16

INTRODUÇÃO
As ciências da saúde (a medicina) possuem métodos farmacológicos e não farmacológicos para o tratamento de enfermidades das pessoas.

Dentre as intervenções não farmacológicas estão às espirituais, que, em muitos casos, a medicina não a compreende.

Jesus tinha, basicamente, três áreas de atuação em seu ministério: Ele ensinava nas sinagogas, pregava o evangelho do Reino e curava o povo de todo tipo de enfermidade.

Mas, essa mesma autoridade foi dada a homens na terra para curar, libertar de acordo com a palavra de Deus, conforme explica Tiago no texto que a gente leu.

Os textos que lemos falam desses recursos utilizados por Jesus e pelos apóstolos

VAMOS VER TRÊS MEIOS ESPIRITUAIS UTILIZADO NA CURA?

I. UNÇÃO UTILIZANDO O ÓLEO

a) O uso dos óleos de unção é uma tradição bíblica desde o tempo dos profetas. A unção é a consagração do ungido a Deus, tudo o que se deseja entregar a Ele, seja um novo convertido, um bem adquirido, tudo aquilo que o cristão acredita que é do Senhor ou provém do Seu poder. A unção com óleo pode ser feita em pessoas, templos, bens materiais, e em tudo aquilo que se deseja santificar, curar ou proteger.

A primeira vez que a unção com o óleo aparece na bíblia é de uma ordem de Deus a Moisés para a consagração do templo e de tudo o que havia nele e unção de Arão para o exercício do sacerdócio

b) Segundo a interpretação de versículos bíblicos, a unção com o azeite é também para trazer alegria e felicidade para aquele que crê na Palavra do Senhor e anda por Seus caminhos sem desanimar:

A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado -  Isaías 61:3

c) [A unção com o azeite é administrada em doentes aliada ao poder da oração. A fé é o que salva, esse foi um dos ensinamentos de Jesus. O óleo consagrado com a oração dos que crêem promove a cura pelo poder de Deus:

Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;]

E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados - Tiago 5:14-15

II. IMPOSIÇÃO DE MÃOS SOBRE OS ENFERMOS
a) Impor as mãos é demonstrar comunhão, concordância ou fazer-se participante de algo. Era assim que faziam os sacerdotes com os sacrifícios, quando os ofertantes se identificavam com as vítimas. (Lev 8:14)
b) A imposição de mãos podia significar a consagração de alguém para uma determinada função:

Núm 27:22-23 E fez Moisés como o SENHOR lhe ordenara; porque tomou a Josué, e apresentou-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação; E sobre ele impôs as suas mãos, e lhe deu ordens, como o SENHOR falara por intermédio de Moisés.

c) Atos 28:8 E aconteceu estar de cama enfermo de febre e disenteria o pai de Públio, que Paulo foi ver, e, havendo orado, pós as mãos sobre ele, e o curou.

III. ORAÇÃO EM O NOME DE JESUS – Salmo 37:5

a) O nome de Jesus tem poder para fazer impossível
Se você é um homem de fé, uma mulher de fé, Deus pode realizar o impossível na sua vida.
Tem muita gente que apóia sua fé nos milagres, e quando volta a enfermidade volta a perder, a nossa fé não pode estar alicerçada em milagres, ela precisa estar alicerçada em Jesus.

b) O nome de Jesus está acima de todo poder terreno – Fp 2:9-10
Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome, que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, e dos na terra, e daqueles que estão sob a terra” 

[Há um poder inacreditável no nome de Jesus! Seu nome é maior do que qualquer outro nome, é mais poderoso do que qualquer outro nome, e é o único nome que acabará por comando de obediência de todos os povos e todos os principados.

Qual é o seu problema? Qual é o motivo da sua tristeza? O que tem tirado seu sono? O que tem te amedrontado? Saiba que o nome de Jesus está acima disso porque Ele deu Sua vida por nós. Não temos de ser derrotados por qualquer coisa que venha com fúria contra nós, temos o poder que está disponível para nós em nome de Jesus.]

CONCLUSÃO
Amados, falamos que as ciências médicas tem seus métodos farmacológicos para o tratamento das enfermidades das pessoas. Mas também o tratamento não farmacológico, como as intenções espirituais.

Falamos sobre três meios pelos quais há cura na vida das pessoas:
Unção com óleo, imposição de mãos e oração feita no nome de Jesus.
Que Deus abençoe a todos vocês.

Vamos orar!


NOTA
Os textos que estão dentro de [...] foram extraídos de pesquisas realizadas pelo autor

Nenhum comentário:

Postar um comentário