sexta-feira, 6 de outubro de 2017

QUANDO O HOMEM BUSCA DEUS NADA IMPEDIRÁ A SUA VITÓRIA

1 Samuel 7:1-14
Pr. Gomes Silva

INTRODUÇÃO
Samuel significa “nome de Deus”, ou “seu nome é El” (Deus). Ele viveu num período de transição quando as rédeas do governo passaram de juiz o rei. Geralmente ele é classificado como o último dos juízes, o qual foi sucedido por Saul, o primeiro rei em Israel. Em seu ministério, Samuel serviu como juiz, sacerdote e profeta. O livro de 1 Samuel fornece o material que é fonte básica para a vida de Samuel cujo pais eram: Elcana e Ana.

Os pais de Samuel eram israelitas tementes a Deus, que anualmente iam a Silo para adorar no Tabernáculo. Elcana e Ana retomavam anualmente para suprir Samuel com roupas, enquanto estava sendo educado em Silo sob a supervisão de Eli, o sacerdote.

Na época do relato bíblico deste capítulo 7, a situação ruim da religião de Israel é evidente na batalha crucial com os filisteus na área de Afeque, cerca de 56 km a noroeste de Jerusalém.

Nesta noite vamos ver o que aconteceu nessas batalhas e as razões pelas quais o sacerdote Samuel erigiu uma pedra, denominando-a de “Ebenezer”,  e disse: “Até aqui nos ajudou o Senhor”.

Na realidade, tudo isto aconteceu em função das batalhas que haviam acontecido entre os israelitas e os filisteus. Perdendo a batalha, os israelitas convenceram Hofhi e Finéias, filho do sacerdote Elia a levar a Arca da Aliança, que era considerada o objeto mais santo de Israel, para o campo de batalha. A religião entre os israelitas tinha declinado a uma perspectiva espiritual tão baixa que criam que a presença de Deus estava materialmente associada à Arca. Acreditando que Deus não se deixaria ser capturado, eles esperavam uma intervenção divina que lhes traria vitória. A nação de Israel, contudo, foi escandalosamente derrotada e a Arca foi capturada pelos filisteus.

Vinte anos depois a Arca foi devolvida e guardada na casa de Abinadabe em Quiriate-Jearim. Durante estes anos Samuel foi muito ativo em seu ministério de ensino por todo o Israel, desafiando o povo a voltar-se da idolatria.

I. CINCO ATITUDES DO POVO PARA MOVER O CORAÇÃO DE DEUS
1ª ATITUDE:  VOLTAR-SE PARA DEUS – v. 3
Durante o período de 20 anos os israelitas deixaram Deus e correu atrás de deuses estrangeiros. Depois desse período, Israel voltou para o Senhor.
Mas Israel voltou para Deus por que?
Por que Samuel foi enfático em sua exortação – v. 3
  • a)   Lançai fora todos os deuses estrangeiros e as astarotes
  • b)  Dedicai o coração ao Senhor
  • c)    Cultuais somente a Ele

Samuel deu foi claro:
Se vocês fizerem isto, Deus vos livrará da mão dos filisteus – v. 3

2 ª ATITUDE:  CULTUAR SOMENTE A DEUS – v. 4
Os baalins e os astarotes representavam os deuses dos cananeus e de grande parte do Oriente Próximo daquela época.
Baalins é a forma plural de baal, uma palavra que significa “senhor”, “possuidor” e “marido”. Originalmente um substantivo comum, a palavra passou a ser usada como um nome próprio para descrever as várias divindades locais que supostamente controlavam a fertilidade das terras e dos rebanhos. Também era usada para descrever o baal supremo ou senhor de um país. A adoração aos baalins era viciosa e depravada.

Astarote era uma deusa também conhecida como Astarte, adorada pelos fenícios e pelos cananeus. Era correspondente à Vênus dos gregos, e era a deusa do sexo e da fertilidade.

A partir do momento que foram alertados por Samuel, o povo passou a cultuar somente o Senhor.

Como evangélicos, não podemos pensar nem servir a dois senhores.
Uma hora está na igreja, louvando e até fazendo alguma coisa teoricamente para o Senhor.

Porém, quando sai do contexto cristão, mantém-se como se nunca tivesse saído do mundo do pecado e hostil ao Senhor Jesus Cristo.

Tire os deuses da sua vida e a suas história nunca mais será a mesma.

3ª ATITUDE:  MANTER UMA VIDA DE ORAÇÃO COM FÉ – v. 5
Mispá ficava a 13 quilômetros a nordeste de  Quiriate-Jearim
Samuel convocou os líderes de Israel para irem a Mispa, para um grande culto de confissão perante Deus, seguindo o retomo da Arca para Israel (perdão e a restauração do povo ao favor de Deus). Anteriormente, tinha havido uma grande vitória dos filisteus, na qual a Arca fora capturada, mas depois foi devolvida por causa da trágica praga da peste bubônica, que estava aniquilando a população, e a qual os filisteus atribuíram à vingança do Deus de Israel (l Sm 4.1—7.3). Em vista do retomo da Arca, Samuel convocou uma assembléia nacional — não para se vangloriarem do retomo da Arca, mas para confessar o pecado de Israel por tratar a Arca como um amuleto pagão em sua guerra contra os filisteus. No entanto, esta reunião religiosa foi instantaneamente interpretada pelos filisteus como uma mobilização militar israelita contra eles.
Depois da confissão de pecados e uma entrega à oração, Deus começou a mudar a história dos judeus.

Deus também vai mudar a sua história de vida, seus planos profissionais e familiares, quando passares a confessar seus pecados, se arrepender realmente de suas práticas abomináveis aos olhos do Senhor e passar a viver uma vida dedicada à oração.

Deus é contigo; Deus é conosco!
Nós vamos vencer, porque o Senhor está conosco. Aleluia!

4ª ATITUDE:  CONFISSÃO DE PECADOS – vs. 6
Olha que detalhe interessante. A Bíblia diz que aqueles homens tiraram água e a derramaram diante do Senhor.
Essa expressão “derramaram água diante do Senhor” era um sinal de arrependimento. Representava também a oração, a absolvição e a purificação
O povo jejum naquele dia e confessou, sim, seus pecados, dizendo: “Pecamos contra o Senhor”.

“Pecamos contra o Senhor” é o simbolismo de Samuel derramando água e o reconhecimento do povo revelar uma situação em que ocorreu realmente um verdadeiro arrependimento daquele povo.

A condição do coração excedia a importância ou justificativa do ritual.

Para sermos perdoados, não podemos esquecer que o princípio é arrependimento mediante a confissão do pecado (e não praticá-lo mais).

Se você está em pecado, confesse a Deus e à igreja, pois é a maneira correta para você se libertar desse mal. E Deus vai perdoar você.

Confesse seus pecados e deixe de pratica-los e Deus te renovará a comunhão contigo e te fará um vencedor.

5ª ATITUDE:  CONFIANÇA NO LIVRAMENTO DE DEUS – v. 8
Confiar significa acreditar, aguardar e esperar embora sejam palavras sinônimas.
Os israelitas voltaram a confiar no Senhor, dizendo:
“Não cesses de clamar ao Senhor, nosso Deus, por nós, para que nos livre das mãos dos filisteus
A oração anterior de Samuel (v. 5) tinha sido para o perdão e a restauração do povo ao favor de Deus, algo que deve preceder a esperança de qualquer forma de ajuda divina.

Essa mesma confiança dos israelitas no Senhor e no seu livramento é o mesmo sentimento que deve tomar conta da minha e da tua vida enquanto homens e mulheres de Deus na propagação do evangelho de Cristo aqui na terra.

É verdade que hoje muitos desafios surgem na nossa caminhada, como a falta de trabalho em muitos lugares; a desmotivação para as atividades na Obra de Deus; a maneira diferente de outras pessoas lidarem contigo; o filho ou o marido que não te compreende muito menos a esposa que não entende as lutas do dia-a-dia encaradas pelo marido.

Meus irmãos confiem no Senhor. Coloquem-se mais na presença Dele em louvor e adoração genuínas e verás o quanto o nosso Deus irá trabalhar na sua vida e conceder-lhes inúmeras conquistas ante os seus desafios.
Deus é contigo. Não desista, porque ainda vão acontecer grandes maravilhas na sua vida.

II. O AGIR DE DEUS ANTE A HUMILHAÇÃO DO SEU POVO
1 Pedro 5:6-7
Portanto, humilhai-vos sob a poderosa mão de Deus, para que ele a seu tempo vos exalte, lançando sobre ele toda vossa ansiedade, pois ele tem cuidado de vós”.
Foi assim que aconteceu quando o povo judeu voltou-se para Deus...
Cinco formas de agir do Senhor
1.   MISERICÓRDIA AO ATENDER A ORAÇÃO – v. 9
Misericórdia é um dos atributos morais de Deus (outros atributos morais conhecidos do Senhor são: santidade, justiça, fidelidade, amor e bondade).

Misericórdia! é uma exclamação usada quando nos deparamos com uma situação de desespero, de sofrimento. É também um grito de quem pede compaixão.
Conceder misericórdia a alguém é perdoá-la pelo simples ato de bondade, apesar do outro não merecer o perdão.
Misericórdia Divina é Deus perdoar os pecados, apesar das faltas cometidas pelos pecadores. É a libertação do julgamento.
Em cada igreja e em cada geração, precisamos de muitos Samueis, que interceda ao Senhor e a resposta venha conforme a vontade de Deus.

Meus irmãos, nada melhor do que termos uma vida dedicada também à oração.
Orar é falar com Deus, expressando suas dores, frustrações, medos, temores e dificuldades bem como seus anseios e seus objetivos.
Deus quer ouvir dos seus lábios um falar manso e humilde, com fé e esperança no Senhor Jesus Cristo.
Assim como ouviu a oração de Samuel vai ouvir a minha e a tua oração.

2.     PROVIDÊNCIA – v. 10-11
Preste atenção irmão na revelação desse versículo.
Os israelitas enquanto estavam adorando os baalins e astarotes, foram derrotados pelos filisteus, mesmo contando com a presença da Arca da Aliança, levada pelos filhos de Eli.
Mas, quando eles se arrependeram, voltaram para Deus confessando seus pecados e cultuando tão-somente ao Senhor, eles derrotaram os mesmos filisteus.
Quando o povo se humilhou, reconhecer Deus como seu verdadeiro Deus, o Senhor deu vitória esmagadora aos israelitas contra os filisteus – v. 11
De acordo com o estudioso Jimy Swaggart, o Senhor não pode dar a vitória a homem pecaminoso.

3.     ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR – v. 12
Samuel compreendeu que toda aquela vitória de Israel contra os filisteus tinha a mão de Deus.
Por isso, ele disse: v. 12:
Entre Mispa e Sem - não se identificou Sem. O nome significa “dente”, e pode ter sido uma formação rochosa com a aparência de um dente. A Septuaginta apresenta Jesana no lugar de Sem, uma vila não distante de Mispa.
Ebenézer, significa “pedra de ajuda”, foi o nome usado para identificar o lugar antes mesmo de receber o seu nome formal (4.1; 5.1).

4.    RESTITUIÇÃO DO QUE O INIMIGO HAVIA TOMADO – v. 14
O que os filisteus tinham tomado dos israelitas: Cidades e Fronteiras, além da Arca da Aliança, que ficou vinte anos sob o domínio dos homens de Quiriate-Jearim.
Mas o Senhor devolveu ao povo o que era seu.
 A Bíblia diz que as cidades que os filisteus haviam conquistado foram devolvidas desde Ecrom até Gate, cujos territórios Israel também tomou dos filisteus.

Os irmãos, que se encontram aqui nesta noite bem como você que está nos ouvindo em sua casa... Vocês já pararam para ver quantas coisas o inimigo não tirou de seu poder?

Da mesma forma como os filisteus devolveram o que haviam tirado dos israelitas, Deus vai te devolver tudo que o inimigo tirou de você... creia, acredite no Senhor.

Volte-se para Deus, busque mais o Senhor, tire de dentro de sua casa física e da tua casa espiritual tudo aquilo que entristece o Senhor.

Peça sabedoria e discernimento ao Senhor para compreender, pelo agir do Espírito Santo, tudo o que estás fazendo e não está agradando ao Altíssimo.

CONCLUSÃO
Portanto, amados irmãos:
Tenham atitudes de buscar a Deus, Cultuar somente o Todo-poderoso, confessar seus pecados, confiar e esperar no Senhor.
Deus fará grandes transformações na sua vida.

Deus vos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário