sexta-feira, 6 de outubro de 2017

VIDA BOA É A QUE DEUS NOS PRESENTEIA

TEXTO: 1 Tessalonicenses 5:23-24
Pr. Gomes Silva
INTRODUÇÃO:
Queridos ouvintes da palavra de Deus, o texto que acabamos de ler faz parte de um contexto em que o apóstolo Paulo alerta os irmãos da igreja em Tessalônica sobre a repentina vinda do Senhor Jesus Cristo (1 Ts 5:1-3) e sobre a necessidade da vigilância (1 Ts 5:4-11) e da observância dos diversos preceitos bíblicos (1 Ts 5:12-25).

No texto em destaque, Paulo fala sobre seu voto: O de viver sempre para o Senhor, conforme orientação das Escrituras.

Nesta noite vamos observar três pontos fundamentais na vida de que deseja um dia viver a eternidade com Cristo.

I. DEUS SANTIFICA O HOMEM EM TUDO – v. 23
A santificação na vida do homem acontece através da trindade: Pai, Filho e Espírito Santo, embora a palavra “trindade” não esteja na Bíblia. Porém, é uma realidade em diversos textos, como Mateus 28:19. A SANTIFICAÇÃO é uma obra do Espírito Santo na vida o homem; e acontece em três tempos:

1.    Santificação passada e instantânea (1 Co 6:11): “Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus”. Isto acontece no momento que uma pessoa confessa seus pecados, se arrepende verdadeiramente de tê-los praticados e se converte a Jesus Cristo;

2.    Santificação presente e progressiva (2 Co 7:1): “(...)Purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne quanto do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus”. Isto acontece enquanto estivermos nesse mundo. Por isso, deve ter uma vida moldada pela Palavra de Deus;

3.    Santificação futura e completa (1 João 3:2): “(...) Ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhante a Ele, porque haveremos de vê-lo como ele é”. (cf. Fl 3:19-21). Essa santificação refere-se à santificação final e ocorrerá na segunda vinda de Jesus, para levar os seus.

Precisamos viver seriamente essa santificação implantada no homem pelo Espírito Santo; sabendo que ela deve ser vivida hoje. Não é amanhã. É hoje!
Por isso o escritor do livro aos Hebreus 3:7-8 -: Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvires a sua voz, não endereçais o vos coração (...)

II. O HOMEM PRECISA TER UMA VIDA DE VIGILÂNCIA – v. 23
Aqui está focando a composição do homem: espírito, corpo e alma.
  • a)    Espírito – É a verdadeira ligação do homem com Deus. Vida no altar de Deus!
  • b)   Alma – a alma é o seu “eu”, o pensamento, o sentimento e a vontade.
  • c)    Corpo – É a nossa parte física, que descansará na sepultura.


É por estava razão que o apóstolo Paulo chama a atenção dos tessalonicenses para terem uma vida de vigilância, quando diz:
Que o espírito, a alma e o corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo (v. 23).
E quando é que Jesus virá? Quando do arrebatamento da igreja, formada pelos remidos pelo sangue dele.

III. O DEUS QUE CHAMA O HOMEM É FIEL – v. 24
Esse chamado de Deus em todo o Novo Testamento diz respeito ao chamado efetivo do Senhor para a salvação (2 Ts 2:12): “Exortamos, consolamos e admoestemos, para viverdes por modo digno de Deus, que vos chama para o seu reino de glória”.

Existem duas maneiras de Deus chamar o homem para salvá-lo

1.    Chamado externo: Esse chamado é feito através da palavra de Deus, quando ela é pregada, testemunhando do grande amor de Jesus Cristo, que morreu na cruz para salvar o pecador confessionário e arrependido que se converte a Cristo, recebendo-o como seu Salvador;
2.    Chamado interno: Esse chamado é feito através do Espírito Santo, que conscientiza o homem do pecado, do juízo e da morte (João 16:8-11). Ele escuta a palavra, entende a mensagem e a partir daí ele segue uma sequencia de ação na vida dele.

  1. ·    Vem a confissão de pecados – Reconhecer que é pecador – Rm 3:3; 6:23
  2. ·    Vem o verdadeiro arrependimento de pecados – Atos 3:19a; (O verdadeiro arrependimento é o que produz convicção do pecado)
  3. ·      Vem à fé – a mesma coisa que crer no Senhor Jesus – Ef. 2:8-9
  4. ·     Vem o perdão de Deus – Atos 3:19b
  5. ·     Vem a lavagem do registro dos pecados pelo Espírito Santo – Tito 4:4-7
  6. ·       Reconciliação com Deus - Romanos 5:10; 2 Coríntios 5:18
  7. ·     Vem a justificação - Romanos 3:21-26; Romanos 5:18-19 resume esse conceito
  8. ·       Santificação -

Portanto, querido ouvintes da Palavra de Deus
Vimos nesta noite que a santificação é obra do Espírito Santo, que acontece em três tempos: durante e depois da conversão do homem a Cristo e no estágio final, quando estaremos para sempre como Senhor Jesus.

Vimos também que o homem é formado por espírito, alma e corpo e que devem ser mantido íntegro e irrepreensível para a vinda de Cristo, quando ele voltará para levar a igreja invisível, formado pelos redimidos pelo sangue Dele.

E por último, que, para o homem morar no céu com Cristo ele tem que ouvir atentamente dois chamados de Deus: Externo e interno, através dos quais os pecadores decidem se querem ou não viver a eternidade com o Senhor Jesus.


Meu desejo é que todos os homens que vivem no pecado aceitem a Jesus Cristo como seu Salvador e viva com Ele na eternidade (Dt 30:19). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário